domingo, 18 de fevereiro de 2018

A Maiden's Honor - Opinião (Book Review)

If the "Read in English" feature isn't working, please click on the title of the post and try again

 Ler em Português      Read in English

A Maiden's Honor

Nome do livro: A Maiden's Honor
Nome da Autora: Josanna Thompson
Coleção: The Woman from Eden
Editora: Inkwell Books
Número de páginas: 532 páginas
Sinopse: «Sarah Campbell is a rarity among women in her time. Raised by her Scottish father and the natives of a remote island in the South Pacific, Sarah and her father embark on a perilous journey to Scotland. Their crew betrays them and murders her father for the purpose of selling Sarah into slavery. She is rescued by an unlikely hero, Hassan Aziz, the most feared pirate on the Barbary Coast. She quickly discovers that she is unprepared for the complex world that is suddenly thrust upon her. Sarah must find a way to survive in a world that intrigues and terrifies her.»

Deparei-me com este livro pela primeira vez através do projeto The Book Robin Hoods onde li a sinopse e fiquei, automaticamente, interessada. Depois de ver as opiniões no Goodreads, soube que tinha de ler esta história, e ainda bem que o fiz. Um grande obrigada à autora por me ter confiado este mundo incrível. 
É difícil dizer, de forma sucinta, sobre o que retrata a história devido a ela ser tão densa mas, resumindo de uma forma muito superficial, em A Maiden's Honor, pelo menos na maioria do livro, seguimos as personagens que se encontram em dois sítios diferentes, são eles um navio, onde acompanhamos maioritariamente Sarah mas também outras personagens como Hassan Aziz, um pirata temido, e o palácio do Dey de Algiers onde acompanhamos maioritariamente Naa'il, mas também outras personagens incríveis como Cora e Mamnoon. 
Apesar dos diferentes cenários, do choque de culturas e do vasto leque de personagens, a personagem central é, sem dúvida, Sarah Campbell, descrita como uma raridade no meio das mulheres do seu tempo, é uma mulher que cresceu numa ilha remota no Pacífico e que, devido a eventos que se dão, acaba por se ver envolvida em diferentes culturas e obrigada a ter de aprender costumes novos e de se inserir numa forma de vida que ela desconhece e que a assombra.
Quanto a esta questão, a autora foi capaz de criar personalidades distintas, complexas e enquadradas em diferentes culturas que, rapidamente, conquistam qualquer leitor. Entre as personagens tenho de dar destaque, obviamente, à Sarah e ao Hassan, duas das melhores personagens que encontrei até hoje. Assim como a Cora, o Mamnoon e, até certo ponto, Naa'il. 
Exatamente por termos diferentes formas de vida, recebemos constantemente informação relativamente à forma de vida Polinésia e à Otomana, assim como, apesar de em menor tamanho, da forma de vida inglesa da época, o que tornou o livro, de uma perspetiva histórica, extremamente interessante. 
Apesar de ser um livro de ficção, A Maiden's Honor, devido aos detalhes históricos e à sua complexidade, resultado de uma grande pesquisa por parte da autora, dão à história uma sensação de realidade que raramente se encontra em livros de não ficção. 
O início em si já é incrível e eu fiquei, rapidamente, presa à história. O desenrolar da ação, e os sentimentos que este livro foi provocando em mim, só me fizeram ficar ainda mais apaixonada pelo livro, sentimento esse que durou até à última página. Tenho de mencionar a capacidade da autora de descrever os acontecimentos, uma vez que ela torna fácil compreender o passado das personagens, sem os estar a descrever constantemente, e parece verdadeiramente que estamos lá com as personagens, a assistir a tudo. 
Apesar de ser um livro grande, não acontece, em momento nenhum, a história se arrastar. Pelo contrário, está sempre a acontecer algo. 
E, mesmo mais perto do final, quando os livros começam por norma a arrefecer, a autora continua a surpreender. Já quanto ao final, eu simplesmente amei e mal posso esperar pelo segundo livro. 
Como já tive o prazer de fazer anteriormente com outras autoras, fui comentando a minha leitura com a autora, o que foi uma experiência bastante interessante, especialmente porque fui percebendo melhor a relação da autora com as suas personagens e os próprios sentimentos que o que ela escreveu criou em si própria. A minha conversa com a autora levou-me ainda à explicação, presente no seu website, sobre a criação da capa, o que só serviu para tornar a capa ainda mais bonita aos meus olhos.
Assim sendo, em geral, A Maiden's Honor é, sem dúvida, dos melhores livros que li na vida. Os detalhes históricos, os acontecimentos realistas, as reviravoltas constantes, as personagens fantásticas, o desenvolvimento das próprias personagens, os detalhes pensados ao pormenor e as sensações que tudo isto provoca ao leitor, fazem, deste livro, dos livros mais densos e incríveis que li na minha vida.
Palavras não são, e nunca serão, suficientes para explicar o meu amor por esta história. Recomendo-a completamente e espero que a autora consiga conquistar, mais uma vez, no resto da série.
Boas leituras.
(5 em 5 estrelas)

«My father used to say that you can possess all the riches of the world, but you are not a man if you do not command the loyalty and respect of others.» - Página 389


Onde encontrar a autora/Author links

Onde comprar o livro/Where to find the book
Book Depository (temporariamente indisponível)

Sem comentários:

Enviar um comentário