domingo, 10 de abril de 2016

Trono de Vidro - Resenha

Trono de Vidro

Sinopse: "Numa terra em que a magia foi banida e em que o rei governa com mão de ferro, uma assassina é chamada ao castelo. Ela vai, não para matar o rei, mas para conquistara sua própria liberdade. Se derrotar os vinte e três oponentes em competição, será libertada da prisão para servir a Coroa com o estatuto de campeão do rei - o assassino do rei. O seu nome é Celaena Sardothien. O príncipe herdeiro vai provocá-la. O capitão da Guarda vai protegê-la. Mas um halo maléfico vagueia no castelo de vidro - e está lá para matar. Quando os seus concorrentes começam a morrer um a um, a luta de Celaena pela liberdade torna-se numa luta pela sobrevivência e numa jornada inesperada para expor um mal antes de que este destrua o seu mundo."
Nome do livro: Trono de Vidro
Nome original do livro: Throne of Glass
Nome no Brasil: Trono de Vidro
Nome da Autora: Sarah J. Maas
Editora: Marcador
Número de páginas: 398 páginas
Resenha: Depois de muito ouvir falar de Trono de Vidro eu finalmente juntei coragem para ler este livro incrível. 
Trono de vidro conta a história de Celaena, uma rapariga que já foi a maior assassina de todas mas que acabou por ser presa e obrigada a trabalho forçado, sendo a única que conseguiu aguentar tanto tempo nas minhas. Um dia, um soldado (que depois descobrimos não ser apenas um mero soldado, mas sim o guarda real, que é a minha personagem preferida, o lindo e encantador Chaol) vai buscá-la às minhas e leva-a até Dorian, o príncipe herdeiro. É então feita uma proposta a Celaena: a de participar num concurso para se tornar a assassina do rei para quem terá de trabalhar durante uns anos e depois poderá ter a liberdade, ou a hipótese de voltar para as minas.
Eu gostei deste livro logo a partir do início e isso manteve-se até ao final. Só a premissa do livro em si (e a lindíssima capa que, graças a Deus, em Portugal foi mantida a original) já é bastante boa e diferente. 
Uma das coisas que me cativou logo a princípio foi a própria Celaena em si, vi muita gente a dizer que ela se achava demasiado, mas eu realmente gostei do pormenor de ela ser linda, e ela sabê-lo. Em quase todos os livros de fantasia a personagem principal é linda, todos acham isso, menos ela. Este não é o caso, ela é linda, é forte e ela sabe-o, ao mesmo tempo que sabe perfeitamente que a sua força física não está tão boa como era antes e acaba por ter problemas normais, como a menstruação, isto tudo acabou por tornar a personagem muito real. 
Temos ainda o facto de que ela é uma personagem super divertida. Eu raramente consigo ler com um livro, mas Trono de Vidro realmente surpreendeu-me e eu acabei a dar risadas altas em vários momentos devido às respostas tortas ou provocadoras da personagem principal. 
No geral, relativamente à história em si, eu tenho apenas uma queixa, a Kaltain, que é uma personagem completamente irritante e fácil de manipular, que se acha demasiado importante, mas eu também percebo que pessoas como ela existem e que ela é necessária para a ação, então foi fácil de ignorar esse problema.
O livro têm perto de 400 páginas mas passam tão depressa que eu nem notei que era tão longo. Quanto à edição, acho que está bastante boa, só tenho uma queixa, o facto de terem mudado as da capa e da lombada do platinado para vermelho, porque eu gostava mais das originais, mas como está nesta edição também acaba por não ficar mal. 
No geral eu achei Trono de Vidro um livro incrível e super interessante, com um enredo diferente do normal e personagens muito realistas. Recomendo muito e estou ansiosa que a editora Marcador publique os próximos em Portugal. 
Boas leituras.

Quotes/Melhores Momentos:
  • «Apesar das nossas visões de um mundo perfeito sob um império, os vossos governantes são rápidos a destruir-se uns aos outros.» - Página 47
  • «As bibliotecas estão cheias de ideias, talvez as mais perigosas e poderosas de todas as armas.» - Página 67
  • «Cada um de nós sobrevive à sua própria maneira.» - Página 131
  • «-Todos carregamos cicatrizes, Dorian. As minhas são apenas mais visíveis do que as da maioria.» - Página 305
  • «-O meu nome é Celaena Sardothien - susurrou. - Mas não faz diferença se o meu nome é Celaena ou Lilian ou Cabra, porque continuaria a derrotar-te, não importa o que me chames.» - Página 348
  • «Tu podes chocalhar as estrelas - susurrou - Tu podes fazer qualquer coisa. Basta que ouses. E, no fundo, tu também o sabes. E é o que mais te assusta.» - Página 391
Discussão com spoilers AQUI brevemente

Sem comentários:

Enviar um comentário