quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Em Parte Incerta - Resenha

Em Parte Incerta

Sinopse: "Uma manhã de verão no Missouri. Nick e Amy celebram o 5.º aniversário de casamento. Enquanto se fazem reservas e embrulham presentes, a bela Amy desaparece. E quando Nick começa a ler o diário da mulher, descobre coisas verdadeiramente inesperadas… 
Com a pressão da polícia e dos media, Nick começa a desenrolar um rol de mentiras, falsidades e comportamentos pouco adequados. Ele está evasivo, é verdade, e amargo — mas será mesmo um assassino?
Entretanto, todos os casais da cidade já se perguntam, se conhecem de facto a pessoa que amam. Nick, apoiado pela gémea Margo, assegura que é inocente. A questão é que, se não foi ele, onde está a sua mulher? E o que estaria dentro daquela caixa embrulhada em papel prateado escondida atrás do armário de Amy?"
Nome do livro: Em Parte Incerta
Nome original do livro: Gone Girl
Nome no Brasil: Garota Exemplar
Nome da Autora: Gillian Flynn
Editora: Bertrand Editora
Número de páginas: 652 páginas
Resenha: Depois de ouvir tantos elogios a este livro fiquei com curiosidade de o ler, e devo dizer que quando acabei de o ler, estava bastante surpreendida por causa de diversos aspetos.
Em Parte Incerta, como já praticamente toda a gente deve saber até agora, acompanha a história do Nick que é casado com a Amy e que, à vista de todos, têm a relação perfeita. Até que a Amy desaparece no aniversário de 5 anos do casal, a partir daí o Nick fica envolvido numa trama em que ele parece ser o responsável, pelo que acompanhamos ele a tentar provar que não o é.
O livro está divido em três partes, sendo que cada um acompanha uma mudança drástica no desenrolar do livro. A história é nos contada de dois pontos de vista, da do Nick no presente e da Amy no passado através do seu diário.
Uma das coisas que me irritou um bocado neste livro foi o facto do Nick parecer não ter emoções, mas isso acaba por se tornar compreensível, além de que percebemos que a relação deles não era nada boa, na verdade, era completamente esquisita.
Uma personagem que adorei foi a forte e independente Go (ou Margo, irmã gémea do Nick, eu realmente gostei dela). Na 2ª parte a história do livro fica tão mas tão melhor que nem sei descrever esta mudança.
Gillian Flynn é uma escritora tão boa que o próprio leitor acaba por começar a duvidar do Nick quando ele diz que não matou a Amy, além de que a Gillian Flynn tem um raciocínio e imaginação digno de prémios, pelo que ela consegue juntar coisas que parecem não ter nada a ver com uma explicação completamente lógica.
Se eu achei o livro todo inesperado? Não, na verdade eu já esperava parte da ação, mas o final dificilmente alguém consegue percebê-lo, é completamente inesperado.
É um livro que recomendo sim, e muito.
Boas leituras.
(4 em 5 estrelas)

Quotes/Melhores Momentos:
  • «E se todos estamos a representar, não pode existir uma alma gémea, porque não temos almas genuínas.» - Pág. 125

Sem comentários:

Enviar um comentário