quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Persuasão - Livro vs Filme

 vs 

(Antes de ler o texto a seguir, leia o livro ou veja o filme pois o texto seguinte contém spoilers)
Apesar de este filme não ter sido nota 10 para mim, eu gostei bastante da adaptação comparada com o livro. 
As alterações são imensas e bastante óbvias, mas não ficaram mal de todo, a essência do livro não se perdeu e o final ficou, na minha opinião, ainda melhor e mais romântico. Assim sendo, acho que os dois acabam por se completar. 
Logo nos primeiros segundos do filme, começa com eles a mudar de casa, o que não é o que acontece no livro, tanto que no filme não explica a situação toda nem as opções que tinham, nem o quão vaidoso era o seu pai, só por ai eu comecei já a sentir um bocado de suspeitas, quando um filme consegue ser diferente do livro logo nos primeiros segundos, não é bom sinal. E depois disso houve grandes alterações em comparação ao livro, mas eu até gostei de algumas. 
No filme as irmãs de Anne são ainda mais desprezíveis, e o facto de pudermos ver as suas reações na forma como falam e no próprio corpo enquanto falam das pessoas, completa imenso a ideia que temos do filme, porque vemos como eram realmente estas duas raparigas.
Uma coisa que reparei do filme é que parece mais antigo do que realmente é, visto ser de 2007, o que por um lado até é bom, porque faz lembrar que é de uma obra bastante antiga. 
As únicas diferenças que eu realmente não gostei, foram o facto de que no livro, o momento em que o antigo casal se reencontra é muito mais atrasado, ou seja, vemos realmente como eles se queriam evitar a todo o custo, no filme não parece tanto, e ainda o facto de que no filme eles tentam resolver os seus problemas e falam sobre eles muito mais cedo, enquanto que no livro eles estão constantemente a tentar ignorar o assunto.
Houve ainda uma queda de Anne no filme que não acontece no livro e que eu não achei muita graça, além de que achei que o acidente da Louisa foi um bocado exagerado. 
Por outro lado, achei o elenco muito bem escolhido e acho que todos, sem exceção, realizaram um grande papel. 
Existem ainda momentos protagonizados pelo primo de Anne, que acontecem no filme mas não no livro. 
Apesar disto, recomendo realmente os dois, especialmente o livro. Mas lendo o livro, e vendo o filme logo a seguir, eles realmente completam a informação e ficam muito bem juntos.  

Resenha do livro AQUI
Resenha do filme AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário