terça-feira, 21 de julho de 2015

As Crónicas de Spiderwick 2: A Pedra Mágica e 3: O Mapa Secreto - Opinião

As Crónicas de Spiderwick 2: A Pedra Mágica



Sinopse: "Graças ao livro misterioso deixado pelo há muito desaparecido tio-bisavô Arthur Spiderwick, a vida para os irmãos Grace - Jared, Simon e Mallory - torna-se mais imprevisível que nunca. Quando Simon sai à procura da sua gata e desaparece, Jared fica convencido de que uma das criaturas do Guia Prático do Mundo Fantástico, de Arthur Spiderwick está relacionada com o seu desaparecimento. Mallory não tem assim tanta certeza. Mas quando ela e Jared têm de lutar com um bando de goblins saqueadores, Mallory começa a pensar que talvez Jared tenha razão - Simon corre um grande perigo, e cabe-lhe a ela e a Jared salvá-lo."

Nome do livro: A Pedra Mágica
Nome dos Autores: Tony Diterlizzi e Holly Black
Editora: Editorial Presença
Número de páginas: 108 páginas 
Resenha: Decidi dar um tempo para continuar esta saga de 5 livros e li este bastante mais depressa do que li o primeiro. Na verdade, gostei mais deste, parece que não arrasta tanto, e como só tem 108 páginas lê-se em cerca de 1 ou 2 horas.
Este livro é, obviamente, a continuação do 1ª. Neste livro o Simon desaparece e cabe a Jared e Mallory ir à procura dele para o salvar, e este é o foco de praticamente todo o livro.
A Mallory neste livro não foi tão chata como no primeiro, o que foi um ponto muito mais positivo em comparação ao primeiro livro onde a irmã destes gémeos me irritava profundamente.
Só não gostei muito do facto de o Simon estar mais ausente neste livro, o que, obviamente, faz sentido vendo a premissa. Mas visto que o Simon é a minha personagem preferida, realmente gostava que ele tivesse aparecido mais, apesar de que neste livro, e mais uma vez, ele mostra ter um coração enorme, e o Jared mostra não ser assim tão diferente dele como parece no 1ª livro.
O livro é um bocado esperado, mas visto ser mais para o infantil ou para o infanto-juvenil, é totalmente compreensível e não é por isso que perde qualidade.
O Dedalete é que me irritou imenso neste livro, caramba, ele consegue mesmo ser chato, e se as coisas não forem como ele quer, ainda é mais irritante e tenta se vingar, o que é muito infantil.
A mãe não aparece tanto, o que eu gostei visto que também não sou a maior fã dela.
É um bom livro sim, apesar de que não posso contar mais nada pois iria começar a ser spoilers. Vou, definitivamente ler os 3 livros que me faltam e recomendo completamente.
Boas leituras.

As Crónicas de Spiderwick 3: O Mapa Secreto

Nome do livro: O Mapa Secreto
Nome dos Autores: Tony Diterlizzi e Holly Black
Editora: Editorial Presença
Número de páginas: 108 páginas 
Sinopse: «Porque será que as criaturas fantásticas querem tanto recuperar o livro de Arthur Spiderwick? Mallory e os gémeos, Jared e Simon decidem consultar a tia-avó Lucinda - e filha de Arthur - que vive há muito internada num hospício. Para espanto dos nossos amiguinhos ela está a par de tudo o que diz respeito ao Mundo Fantástico, ao que se passa na velha mansão e conta-lhes uma coisa espantosa acerca de Arthur... Lucinda sabe muito bem da existência do Guia Prático do Mundo Fantástico e é por isso que os adverte de que devem deixar imediatamente aquela casa mas é tarde demais! O Dedalete… Bem se queres mesmo saber o que está a acontecer desafiamos-te a acompanhar os três irmãos em mais esta galvanizante aventura!Que a história dos meus sobrinhos
seja um aviso.
Quanto mais souberes, maior é o perigo em que te encontras. Acredita em mim, tu não vais querer
intrometer-te na vida daqueles seres pequeninos!»


Resenha: Contra o que é meu costume, decidi publicar no mesmo post mais do que um livro desta série. O porquê? O facto de que este livro tem apenas 108 páginas faz com que eu não possa dizer praticamente nada sobre ele que não sejam spoilers. Assim sendo, deixo aqui apenas o que posso dizer (tenham em conta que posso falar algo dos dois livros anteriores):
Tal como nos anteriores, a Malory continuou a ser bastante irritante e a pensar sobretudo nela própria enquanto que a mãe parece não ver nada, mais uma vez, tudo igual ao de sempre. O Jared continua a ser  impulsivo como sempre mas neste livro realmente demonstra um bocado mais de inteligência. Ou seja, relativamente às personagens irritei-me com as do costumo e gostei da do costume: o Simon. Finalmente temos um vislumbre da famosa tia Luciana e sabemos um pouco mais do porquê de a considerarem maluca, e essa parte foi incrível.
A história em si é rápida e engraçada de ler mas continuo a achar que para livros tão pequenos e ilustrados é um desperdício serem cinco. Entretanto considerei a trama deste terceiro volume mais interessante do que os outros, e tenho esperança de que os outros ainda melhorem mais.
Algo que me deixou bastante feliz, e surpreendida, é o facto de que neste livro realmente consegui encontrar frases de que gostei. Deixo-vos então essas mesmas frases e recomendo a leitura desta série infanto-juvenil.
Boas leituras.

Quotes/Melhores Momentos:
  • «Mas parece que os humanos vivem muitos mais anos em cativeiro do que em liberdade.» - Página 74
  • «Quando se procura uma coisa deve ter-se a certeza de que se quer encontrá-la.» - Página 74 
(3.5 em 5 estrelas)

Trailer da adaptação dos 5 livros para o cinema:


Sem comentários:

Enviar um comentário