domingo, 4 de janeiro de 2015

Ender's Game (Filme) - Resenha

Ender's Game

Info: Após uma raça alienígena conhecida pelos seres humanos como Formics atacar a Terra, é formada uma Armada Internacional, com a missão de preparar uma nova geração de jovens e encontrar um sucessor à altura do lendário Mazer Rackham (o herói que salvou a Terra do primeiro ataque) para liderar um contra-ataque.
Andrew "Ender" Wiggin, uma criança tímida mas estrategicamente brilhante, é levado para a Escola de Combate, na órbita do planeta Terra. Após facilmente derrotar os seus adversários em jogos de guerra cada vez mais difíceis, vai ganhando respeito e admiração entre os seus colegas. Então ele é levado pelo Coronel Graff para estudar na Escola de Comando e ser treinado por Mazer Rackham para um dia liderar uma guerra que decidirá o futuro da raça humana.
Nome do Filme: Ender's Game
Nome em Português: O Jogo Final (em Portugal) ou Ender's Game: O Jogo do Exterminador (no Brasil)
Duração: 01:53:48h
Género: Ação, Aventura, Ficção científica 
Ano de Lançamento: 2013
Resenha: Recomendo que para quem não tem uma mente aberta aos avanços científicos para não ver este filme. Este filme centra-se naquela ideia de que o planeta Terra foi atacado por eliens e que precisa de defesa e blá blá blá. Até aqui parece bastante cliché, né? Pois, mas só a base da história é igual, o resto de cliché não tem nada. 
O filme conta a história de como o nosso planeta foi atacado por uma espécie de aliens e como nos temos preparado para o regresso deles. Então os humanos perceberam que a melhor maneira e ganharmos era utilizando as crianças pois elas pensam nas hipóteses todas mais depressa do que os adultos. Surge então Ender Wiggin, um rapaz genial que o Coronel Graff diz que ele tem de aprender a ser o meio termo dos dois irmãos, pois Peter, o irmão mais velho, usa a força em demasia, e a Violeta, que é demasiado bondosa. Assim Ender é levado para uma nave de treino onde vai estudar junto com outras crianças técnicas de combate para aniquilarem os inimigos no combate seguinte. Ai Ender destaca-se logo a princípio pela sua grande inteligência pois Ender, ao contrário das outras crianças, faz o inesperado e quando faz algo, ele faz de modo a que não posso voltar a acontecer. Por exemplo, logo quase a princípio, ele ganha um jogo contra um rapaz e o rapaz vai para lhe dar porrada, e ele atira o rapaz para o chão e mesmo sabendo que ele já não se consegue levantar para o atacar mais, ele continua a bater-lhe e diz que é porque assim evita que ele um dia o volte a atacar. E é exatamente esta característica que vai chamar a atenção do Coronel.
Depois a ação desenrola-se muito mais e realmente o Ender tem umas ideias espetaculares. Mas é mais para o fim que realmente se dá algo incrível. Até certa parte eu achei um bocado esperado. Quando se punha na minha cabeça aquela dúvida do "será que ele vai conseguir ou não?", eu quase sempre adivinhei. Mas a partir da formatura eu fiquei tipo "meu deus, essa eu não esperava mesmo". O final em si, também é inesperado, mas eu não gostei do fim em si. Irritou-me, não gostei.
Portanto, para quem gosta de filmes de ação e de ficção científica, vai gostar sem dúvida. Mas para quem gosta só de ficção e é mais dado a outros géneros, não vai gostar muito, tem de ter a mente aberta para ver este filme, e não pode estar sempre com aquela ideia de "pois pois, isso era óbvio", porque o filme em si não é óbvio.


Quotes/Melhores momentos:
  • "I need you to be clever, Bean. I need you to think of solutions to problems we haven't seen yet. I want you to try things that no one has ever tried because they're absolutely stupid." (Eu preciso que sejas esperto. Bean, eu preciso que penses em soluções para problemas que ainda não apareceram. Eu quero que experimentes coisas que nunca ninguém tentou porque eles são absolutamente estúpidos.)
  • "In the moment when I truly understand my enemy, understand him well enough to defeat him, then in that very moment I also love him. I think it’s impossible to really understand somebody, what they want, what they believe, and not love them the way they love themselves. And then, in that very moment when I love them.... I destroy them." (No momento em que eu realmente conheço o meu inimigo, entendo-o bem o suficiente para o derrotar, e nesse momento eu também o amo. Eu acho que é impossível realmente entender alguém, o que eles querem, no que eles acreditam, e não os amar da mesma maneira que eles se amam. E aí, nesse mesmo momento em que eu os amo... eu destruo-os.)
  • "Remember, the enemy's gate is down." (Lembra-te, o portão do inimigo está em baixo)



Sem comentários:

Enviar um comentário