domingo, 28 de setembro de 2014

Peter Pan - Resenha

Peter Pan


Sinopse: "Triunfo da infância heróica sobre o mundo adulto, no livro transparece sobretudo a relutância humana em enfrentar a mudança e o desejo de sermos todos eternas crianças. 
A galeria de personagens é inesquecível: Peter Pan, o rapazinho que não queria crescer e que achava que as mães só servem para contar histórias; o sinistro capitão Gancho, cuja mão direito fora decepada e substituída por um gancho; Wendy, a menina a quem Peter Pan ensinou a voar para que pudesse acompanhá-lo à Ilha da Fantasia, onde seria a mãe de todos os rapazes perdidos; o temível crocodilo, fonte de informação horária na ilha; e, enfim, a própria Ilha da Fantasia, habitada por sereias, peles-vermelhas, fadas, piratas e aves encantadas."

Nome do Livro: Peter Pan
Autor: J. M. Barrie
Editora: Publicações Europa-América
Número de Páginas: 176
Resenha:
Primeiro que tudo eu tenho que dizer que desde sempre eu tive uma paixão pela ideia desta história, desde que me lembro que ouvia a história do rapaz que não queria crescer, das suas aventuras, do pirata com um gancho, das fadas que nasciam do riso das crianças, da terra feita a partir da imaginação das crianças, das três crianças que voaram para junto dos meninos perdidos, de tanta coisa nesta história, desde sempre tive uma relação especial e amo mesmo o Peter Pan, a Wendy e a Terra do Nunca. Se perguntarem à maior parte das pessoas para que mundo de fantasia preferiam ir elas iam responder Narnia, Hogwarts, uns malucos que gostavam de viver num dos 12 (ou 13 - não quero dar spoilers) distritos, no Capitólio ou num desses sítios, mas eu sempre preferi a Terra do Nunca, a ideia de ser criança para sempre cativou-me completamente.
E segundo, especialmente o final, foi completamente diferente do que eu estava à espera, o final é bom mas deixou-me a sentir-me mal, deixou-me triste, não que o Peter ou a Wendy morram, mas deixou-me a pensar.
Em relação à história acho que já todos conhecem a famosa história do rapaz que se recusava a crescer e que vivia num mundo de fantasia.
Achei especialmente piada a duas coisas, Nana, o cão que era ama das crianças e ao crocodilo que comeu a mão de Gancho e que tinha engolido um relógio, assim sendo, sempre que Gancho ouvia o tique-taque já sabia que o crocodilo se aproximava e que ia tentar comê-lo. Era também quando o relógio tocava de hora a hora que eles sabia as horas.
Ler este livro fez-me regressar à infância e deu-me uma vontade de voltar à juventude, deu-me vontade de vestir as minhas roupas de 10/12 anos e correr jardim fora a fazer asneiras. Ao mesmo tempo eu percebi algo que nunca tinha percebido com esta história: Peter Pan é intemporal, passe o tempo que passar esta história fica na cabeça das pessoas, faz-nos querer regressar. Mas eu ainda nem duas décadas de vida tenho, e sinceramente, isto assustou-me imenso, fiquei com medo de crescer, medo de decepcionar, medo da vida. Mas recomendo, obviamente, todos deviam de ler a verdadeira história do Peter Pan por uma vez na vida.
Existem várias adaptações do Peter Pan, entre filmes e séries existem vários, em baixo eu deixo os trailers do que eu acho ser o melhor filme de animação, o melhor filme com pessoas reais e a melhor série inspiradas nesta lindíssima história.

Quotes/Melhores Momentos:

  • «Todas as crianças crescem, excepto uma.» - Página 9
  • «As estrelas são bonitas, mas não podem tomar parte ativa seja no que for, devem limita-se apenas a olhar. É um castigo por qualquer coisa que fizeram à muito tempo, e de que nenhuma delas se lembra.» - Página 28
  • «Na segunda à direita e depois sempre em frente até ao amanhecer.» - Página 30
  • «Morrer será uma grande aventura!» - Página 95
  • «O mundo chamara-o, mas não lhe daria auxílio.» - Página 132
  • «Não se lembraram sequer de lutar. Era o destino.» - Página 141

Primeira adaptação do Peter Pan, em 1953 pela Disney é também a que acho melhor a nível de animação 

Filme de 2003 que eu considero ser dos melhores filmes do Peter Pan

Embora a história seja completamente alterada da original, esta versão de 2011 é muito muito boa, recomendo completamente

Quotes/Melhores momentos dos filmes e das peças feitas posteriormente:

  • «No momento em que duvidas se consegues voar é quando acabas para sempre com a habilidade de o fazeres.»
  • «Pensamentos felizes fazem-nos voar.»
  • «'Nunca' é um tempo muito longo.»
  • «Sabes aquele lugar entre o dormir e o acordar, aquele lugar onde ainda te lembras dos sonhos? É aí que eu vou estar sempre a amar-te. É aí que eu estarei à espera.»
  • «Ela contou-lhe histórias, ele ensinou-a a voar, amavam-se mas ele não queria crescer.»
  • «Nunca digas 'adeus' porque dizer 'adeus' significa ir embora e ir embora significa esquecer.»
  • «Mas espera sempre por mim.»



Sem comentários:

Enviar um comentário